4 verdades bíblicas para o(s) Teófilo(s)

Teófilo
Texto base: Atos 1.1-3
"Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de Deus."
      Lucas, o médico amado, foi um dos mais fiéis companheiros de viagem de Paulo. Ele estava tão determinado a registrar toda a verdade do evangelho de Cristo que se tornou voluntário para viajar com o apóstolo a fim de ser testemunha ocular dos acontecimentos e registrá-los. Escreveu uma grande em obra em 2 volumes, mas não foi para Paulo e sim para o seu amigo Teófilo, acerca deste, pouco se sabe, no entanto, por causa do “excelentíssimo” (Lc 1.3), percebemos que ele era de uma certa classe social, título dado a Félix, governador da Judéia (At 23.36; 4.3), e seu sucessor, Festo (At 26.25), essa pequena evidência pesa em favor da suposição de que Teófilo era igualmente um oficial romano de certa posição. Champlin chega a cogitar que ele não era cristão, pelo fato de Lucas escrever esse tratado, para que Teófilo tivesse certeza das coisas que ele já tinha informado (Lc 1.4) .
      Neste texto que lemos podemos observar algumas verdades bíblicas que são interessantes destacarmos:
1º: Cristo não era fariseu:(v.1) “Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, -> nesta expressão há um sentido de algo recíproco, ou seja, pois Jesus ensinava e fazia aquilo que ensinara, também fazia e ensinava o que tinha feito! Em Mateus 7.15-20, nos mostra que Jesus fala contra os fariseus, acusados de não viverem o que pregavam.
2º Cristo deixou mandamentos:(v.2) até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; 
Não ficou em Ensinar e Fazer, mas também deixou mandamentos, vemos vários textos onde nos mostram mandamentos de Cristo:
  João 13.34: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
  Marcos 16.15: “E disse-lhes: Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura 
  João 14.21: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. 
  Romanos 7.12: “Assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom.” 
E se deixou mandamentos temos que fazer o que Ele nos mandou fazer!
3º Cristo escolhe quem ele quer:(v.2) até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera” 
Quanto as escolhas de Deus, temos que ter uma certa maturidade espiritual ao falarmos neste assunto tão profundo, pois hoje em dia algumas pessoas estão de uma certa forma equivocadas acerca das escolhas divinas; certa vez um irmão,conhecido nosso, ele no tempo que conversamos era neófito, disse-me que tinha presenciado uma discussão onde um dos rapazes estava humilhando o outro, dizendo à ele que era superior ao irmão, pois tinha uma chamada muito grande, e etc. Na realidade isto tudo não passava de um menino na fé sem conhecimento, e sem uma maturidade espiritual, pois todos nós que uma vez aceitamos a Cristo como único e suficiente salvador, nós já somos escolhidos, João15.16:  Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda. Então somos escolhidos, graças a Deus ! E no que se refere a chamada de Deus, da mesma forma todos nós temos uma chamada da parte do Senhor, o que difere de irmão para irmão é no que diz respeito ao tipo da chamada, ao propósito da chamada, entretanto, todos nós que somos salvos em Cristo temos uma chamada, veja o que diz em 1 Coríntios 7.20: “Cada um fique na vocação em que foi chamado
João 13.18b: “Eu bem sei os que tenho escolhido” 
1 Coríntios 1.27,28: “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são”.
4º Cristo ressuscitou:(v.3) “aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de Deus. Está aqui irmãos o que diferencia o Cristianismo de todas outras religiões, que nosso líder pode até ter morrido, mas ao 3º dia ressuscitou! Se Jesus Cristo não ressuscitasse, não seríamos tão diferentes das outras religiões, pois não teríamos argumentos o suficiente para dizer que o nosso Cristo seria diferente dos líderes deles. No entanto Paulo fala com tanta ênfase acerca disto, que fico mui alegre na presença do Senhor, vejamos 1 Coríntios 15.14-20:
14 E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
15 E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.
16 Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. 17 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. 18 E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.19 Se esperarmos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.20 Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem.”
1º: “É vã a nossa pregação”[v.14]: Paulo pregava de dia e de noite o evangelho, baseado na cruz e na ressurreição de Cristo (2 Co 11.22-33).
2º: “É vã a vossa fé”[v.14,17]: Que vantagem teríamos sobre as outras religiões se Cristo não tivesse ressuscitado? Nenhuma! Permaneceríamos mortos, mas a nossa fé é viva, pois Ele é vivo (Rm8.11; Ef2.1) .
3º: O testemunho dos apóstolos seriam falsos [v.15]:Todos os sofrimentos que eles passaram seriam em vão? Todo sofrimento seria por causa de uma mentira? (At4.3; 7.58-60; 12.1-4; 16.22-37).
4º: Seria vão nosso culto: a mensagem da cruz não teria valor; a ceia não teria significado; seríamos o mais lamentáveis dos homens (confira v.19). 
Entretanto, Cristo ressuscitou:
1º [v.20]:Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem.Aleluia, Cristo de fato ressuscitou, pois o mesmo se apresentou para João em Apocalipse 1.17,18:E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno.
Querido, você que leu este versículo agora, dá um glória pra Cristo, pois ele merece! Oh Glória Deus! Onde está os corpos de Buda, Maomé, Alan Kardec, e de outros fundadores de religião? No túmulo, mas o meu Cristo não, pois em Lucas 24.1-6 diz: “E, no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado. E acharam a pedra do sepulcro removida. E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. E aconteceu que, estando elas perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois varões com vestes resplandecentes. E, estando elas muito atemorizadas e abaixando o rosto para o chão, eles lhe disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia. Você quer seguir que caminho, do Vivo? Ou dos Mortos?
2º Os que estão em Cristo têm a vida eterna ,João 17.3:“E a vida eterna é esta: que conheçam a ti por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Quando você morrer que esperança você tem? Reencarnação? O Nirvana? Retorno ao pó? O crente passou da morte para a vida. Cristo venceu a morte. N’ele todos ressuscitaremos. Queres vencer a morte? Aceite a Jesus como seu salvador!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Perfil

Eu sou Deivson, tenho 21 anos. Sou evangélico, membro da Assembléia de Deus, filial em Carpina. Amo o Senhor e através deste blog quero levar a palavra do Senhor por todos os lugares do mundo.

Total de visualizações de página

Popular Posts

Wikipédia

Resultados da pesquisa

Deivson Lima. Tecnologia do Blogger.