No
antigo testamento nós vemos três tipos de sacerdócio; um sacerdócio universal,
um sacerdócio real e um sacerdócio levítico.
Em todo o antigo testamento esses três sacerdócios aparecem com o propósito de
serem mediadores entre Deus e os homens. Como era reconhecido um sacerdócio de
um homem no antigo testamento?
O sacerdócio era reconhecido pelo sacrifício animal, só um sacerdote
poderia apresentar a Deus as ofertas do povo, o povo poderia trazer a oferta, o
povo poderia imolar a oferta, mas somente o sacerdote poderia oferecer o sangue
e oferecer os pedaços do animal esquartejado.
O plano inicial de Deus era fazer de Israel uma nação sacerdotal dando a eles o
sacerdócio real, ou seja, uma nação que governasse para Deus todas as nações da
terra, e que exercesse o sacerdócio para as nações.
Os filhos de Abraão receberam o sacerdócio de seu pai Abraão, o qual ele
recebeu de um sacerdócio acima do real, maior do que o real, ou seja, do
sacerdócio universal de Melquisedeque. Universal fala de um sacerdócio
levantado em qualquer nação da terra ainda que ela seja pagã, não sendo
necessário a esse sacerdote descender dos lombos de Abraão, é o caso do rei
cananeu dos jebuseus governante de Salém, cujo título e não o nome é
Melquisedeque "rei de justiça".
Antes de Abraão se encontrar com Melquisedeque em Gênesis 14, Abraão não
sacrificava animais. No encontro Melquisedeque lhe deu pão e vinho e Abraão lhe
retribuiu com os dízimos, houve então uma transferência de sacerdócio e em
Gênesis 15 nós vemos Abraão oferecendo animais pela primeira vez.
A tentativa de Deus de fazer de Israel uma nação de sacerdotes governantes
fracassa nos capítulos 19 e 20 do livro de Êxodo, o povo teve medo do Senhor e
não subiram ao monte no toque da trombeta, pelo que Deus chamou apenas Moisés,
o qual subiu em meio ao fogo, trovões e relâmpagos até a nuvem escura onde
estava Deus (Ex. 20:18-26). Vale à pena observar aqui que Deus chamou a nação
de Israel ao cume do monte para consagrá-la como sacerdotes das outras nações,
porque é muito comum pensarmos que ao chamar Deus a nação de Israel ao cume do
monte, Deus estivesse tentando eliminar qualquer tipo de intermediário entre
Deus e os homens, o que está em desacordo com a palavra de Deus, Deus queria
que a nação de Israel fosse a mediadora (sacerdote) entre Deus e as demais
nações da terra, como só Moisés foi ao cume do monte, sendo ele levita, coatita
da casa de Anrão, Deus separa os levitas coatitas anramitas para exercer um
sacerdócio tribal e levítico, onde Arão e seus filhos seriam mediadores entre
Deus e as demais tribos. A desobediência do povo reduziu um sacerdócio nacional
para as demais nações da terra a um sacerdócio tribal para as demais tribos de
Israel. Porém o próprio Moisés não foi contado entre os sacerdotes levitas,
sendo de Arão o cargo mais alto do sacerdócio levítico, ou seja, o cargo de o
grande sacerdote ou o sumo sacerdote, mas o sumo sacerdócio de Arão era menor
do que o sacerdócio universal de Moisés o qual ele recebeu de Jetro, sacerdote
de Midiã.
Então no antigo testamento nós observamos três sacerdócios de hierarquias
distintas, o sacerdócio universal, de onde procedem sacerdotes como: Adão,
Abel, Sete, Enos, Sem, Arfaxades, Jó, Jetro, Melquisedeque, Abraão e Moisés.
Esse sacerdócio é maior do que o levítico, de onde vem Arão e seus filhos
Eleazar e Itamar. E o sacerdócio levítico é maior do que o sacerdócio real da
nação de Israel, sendo que Levi através de seu sacerdócio abençoou a nação de
Israel, e como diz o texto de Hebreus 7 “Ora sem contradição alguma o menor é
abençoado pelo maior”.
No novo testamento acaba o sacerdócio levítico, e o símbolo do fim desse
sacerdócio é o rasgar das vestes sacerdotais diante de Cristo. Cristo então,
sendo sacerdote da ordem de Melquisedeque (universal) como está escrito em
Hebreus 5 assume o oficio sacerdotal e entra no céu, no verdadeiro tabernáculo
de Hebreus 8:1-3, levando seu próprio sangue e não o sangue de touros e de
bodes para depositar diante da arca do Senhor que está no céu (Ap. 11:19),
permanecendo a destra da majestade como sumo sacerdote que intercede por nós
incessantemente, dando a todos os novos nascidos lavados em seu sangue um
sacerdócio real e santo como se diz em Apocalipse 5:10. Esse sacerdócio, porém,
está abaixo do sacerdócio consagrado, ou seja, dentre todos os sacerdotes
reais, Deus separou alguns homens para serem sacerdotes consagrados dedicados
integralmente ao Senhor. Então assim como no antigo testamento, no novo
testamento nós temos três sacerdócios separados hierarquicamente, o sacerdócio
universal de Cristo da ordem de Melquisedeque, o sacerdócio consagrado de
apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, consagrados
integralmente a obra e o sacerdócio santo e real, de todos que foram redimidos
pelo sangue do cordeiro.
(Texto Adaptado)
Esse estudo é muito precioso obter,essa revelação.
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