Estudando
a Bíblia Sagrada, no que diz a respeito do sacerdócio, vemos que o objetivo de
Deus era fazer de cada filho de Israel um “sacerdote” (Êxodo 19.6; Apocalipse 5.10),
e evidentemente isso não pode ser cumprido, devido à desobediência e a
carnalidade deles. Assim o direito sacerdotal foi conferido a Arão e seus
filhos e descendentes (Hebreus 5.4). Para entendermos este versículo muito
profundo da palavra de Deus, é necessário que analisemos muitos pontos.
Considerando
coletivamente, o novo “Israel” é um reino. Considerando individualmente, seus
membros são todos sacerdotes. No antigo povo de Israel havia para cada família um
“sacerdote”, que era o chefe da casa (Ex. Jó). Em seguida, apareceu o
sacerdócio como ordem separada, pertencente a uma única tribo. Em nenhum
momento, porém, todos os homens foram sacerdotes. Em Cristo Jesus, entretanto,
todos os crentes se tornam sacerdotes, porquanto lhes foi obtido, através do
evangelho, acesso superior a Deus, o qual também lhes é aberta mediante a
missão salvadora de Cristo. (Apocalipse 1.6 comparar com 1Pedro 2.5)
Coletivamente, o “Novo Israel”(a Igreja) é uma “casa espiritual”.
Individualmente falando, os seus membros são pedras vivas. E Todos formam um
“sacerdócio régio”, em que cada indivíduo é um rei, dotado de autoridade
majestática, conforme se aprende em 1Pedro 2.9,10. Consideremos abaixo a
questão do “sacerdócio de todos os crentes” nos pontos discriminados.
1.
Antes
da instauração da lei mosaica, o chefe de família era seu sacerdote(Gênesis 8.20;
26.25; 31.54).
2.
Com
o advento da lei, a tribo de Levi (Arão e seus filhos e descendentes) assumiu
funções sacerdotais. A promessa feita a Moisés, de que todas os membros
individuais da nação de Israel se tornariam sacerdotes (Êxodo 19.5,6). Mas vemos
que esse direito foi conferido à tribo de Levi, em razão dessa tribo ter
permanecido fiel ao Senhor quanto ao culto idólatra diante do bezerro de ouro
(Êxodo 32.1-29). O texto em foco ali, diz que Moisés se pôs em pé na porta do
arraial, e disse: “Quem é do Senhor, venha a mim. Então se ajuntaram a ele
todos os filhos de Levi” (Êxodo 32.26).
3.
Dentro
da dispensação neotestamentária cumpre-se o ideal de Deus quanto a esta promessa,
não adiantam obras e méritos humanos, e, sim, a livre graça divina, que torna
cada remido um sacerdote (1Pedro 2.6 e Apocalipse 1.6; 20.6).
Sacerdócio dos Crentes.
1.
Esse
sacerdócio se verifica por direito de primogenitura; quando nos tornamos
“filhos de Deus”, naturalmente temos acesso a Deus Pai.
2.
Esse
sacerdócio indica acesso superior a Deus(Hebreus 9.6,7). O verdadeiro acesso não pode
ser mais obtido por um único homem,o sumo sacerdote; e isso, tocante à
expiação, apenas uma vez por ano. O crente individualmente tem acesso ao Santo
dos Santos(Hebreus 10,19-22).
3.
O
crente, na qualidade de sacerdote, oferece um sacrifício superior:
- Seu próprio corpo vivo, meio terreno de seu serviço, ou seja, como um santuário para Deus (Romanos 12.1; Filipenses 2.17; 2Timóteo 4.6).
- O louvor de sua vida e de seus lábios, ele oferece a Deus (Hebreus 13.15).
- Suas riquezas finaceiras devem ser usadas para benefício do próximo(Hebreus 13.16; Romanos 12.13 comparar com Hebreus 13.2; Gálatas 6.6; 6.10).
4.
Na
qualidade de sacerdote, o crente, tal como Cristo e o Espírito Santo, é um
intercessor em favor de outros(1Timóteo 2.1-3; Colossenses 4.12).
5.
O
sacerdócio leva-nos à comunhão com Deus, que é nosso Pai, segundo se aprende em
Apocalipse 1.6. Portanto, o sacerdócio é um meio de comunhão, e, nessa capacidade, um
meio conservador da nova natureza, segundo a imagem do Espírito do
Senhor(2Coríntios 3.18).
O alvo, pois, é que tenhamos
perfeito acesso a Deus, e isso terá de ser conseguido somente através da
participação na própria natureza do Pai (2Pedro 1.4). É nisso que consiste a
“perfeição”, o que define, para nós, “como” seremos aperfeiçoados (Mateus 5.48). O
crente ao aceitar Jesus como Salvador, torna participante de um “sacerdócio
real”, isto é, “sacerdócio e realeza” (1Pedro 2.5- 9).
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