O corpo de Cristo representado no átrio do Tabernáculo.

 Sabendo que no Átrio do tabernáculo havia duas peças de fundamental importância, a saber: Altar de Holocausto e a Pia de Bronze. Basicamente, o Altar de Holocausto era para o sacrifício e a Pia de Bronze para a purificação.
   Em suas muitas representações o tabernáculo representa o corpo humano na sua tricotomia, ou seja, corpo, alma e espírito. Portanto, podemos associar muito bem essas partes humanas com as partes do tabernáculo, chegando à seguinte conclusão: Corpo (Átrio), Alma (Lugar Santo) e Espírito (Santo dos Santos). Quero neste artigo me deter somente ao átrio, representando assim o corpo de Cristo. Justamente no átrio com a presença do altar de holocausto é que simboliza as nossas guerras contra a nossa própria natureza pecaminosa, por isso que Cristo nos ensina a jejuar, a fazer consagrações, porque é basicamente a nossa carne que deve ser bombardeada com os nossos sacrifícios. E a Pia de Bronze representa a busca pela santidade, ou seja, por uma pureza espiritual.
 Tudo isto é de fácil interpretação, no entanto, quero me aprofundar um pouco mais e falar acerca do corpo de Cristo tipificado nesse átrio. Cristo dá muitos detalhes acerca do seu corpo, pois o elemento principal do Altar de Holocausto era justamente o sangue do cordeiro que ali era posto pelos sacerdotes, e tendo como elemento principal da Pia de Bronze a água. Ou seja, no corpo de Cristo no seu sacrifício vicário teria que encontrar estes dois elementos para que o sentido do átrio ficasse completo na tipificação, e foi exatamente isto que aconteceu quando o soldado romano pegando a lança furou o lado de Jesus saindo Água (Pia de Bronze) e Sangue (Altar de Holocausto). Pela água há purificação e pelo sangue há redenção. Cristo falou tanto acerca de água e sangue no seu ministério que não há qualquer dificuldade para se entender isto. Em João 6 ele fala de Sangue, em João 7 ele fala de água, e o apóstolo João escreve em 1 João 5.6-8: “Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água, e o sangue; e esses três concordam num”.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Perfil

Eu sou Deivson, tenho 21 anos. Sou evangélico, membro da Assembléia de Deus, filial em Carpina. Amo o Senhor e através deste blog quero levar a palavra do Senhor por todos os lugares do mundo.

Total de visualizações de página

Popular Posts

Wikipédia

Resultados da pesquisa

Deivson Lima. Tecnologia do Blogger.