Tipificação de Sansão matando o Leão.

    
Juízes 14.5-8:
"Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timna; e, chegando às vinhas de Timna, eis que um filho de leão, bramando, lhe saiu ao encontro.Então o Espírito do Senhor se apossou dele tão poderosamente, que o fendeu de alto a baixo, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito. E desceu e falou àquela mulher, e agradou aos olhos de Sansão. E, depois de alguns dias, voltou ele para a tomar; e, apartando-se do caminho a ver o corpo do leão morto, eis que, no corpo do leão, havia um enxame de abelhas com mel".


Tudo que está na Bíblia Sagrada é sensacional, no entanto, existem determinados assuntos que produz em mim uma atenção especial. Sem sombra de dúvidas, um dos assuntos que mais me desperta é a tipologia bíblica, é muito interessante como o antigo testamento está conectado com o novo testamento em forma de figuras, tipologias. A tipologia bíblica tem base nas sagradas escrituras, como por exemplo:
Romanos 5.14: “No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a FIGURA daquele que havia de vir”.

1 Coríntios 10.6: “E estas coisas foram-nos feitas em FIGURA, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram”. 

Romanos 15.4: “Porque tudo o que dantes foi escrito, para NOSSO ENSINO foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança”. 

Colossenses 2.16-17: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são SOMBRAS das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo”. 

1 Pedro 3.21: “Que também, como uma verdadeira FIGURA, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo”. 

         Aqui no texto de Juízes vemos algo muito forte da palavra do Senhor, analisemos Juízes 14:

5 Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timna; e, chegando às vinhas de Timna, eis que um filho de leão, bramando, lhe saiu ao encontro.
    Ø  Sansão neste texto está tipificando Israel,    que encontrou um filho de leão, ou seja,      um leãozinho (Gênesis 49.8-12 [Texto          mostrando a trajetória de Cristo no            ministério terreno]).






6 Então o Espírito do Senhor se apossou dele tão poderosamente, que o fendeu de alto a baixo, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.
Ø  Sansão o fendeu de alto a baixo, isto claramente representa o véu do tabernáculo na ocasião da morte do Leão da Tribo de Judá. Mateus 27.50,51: “E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras”. Só que na representação tipológica deste texto, sendo Sansão, Israel, e o leão, Cristo, o texto vai nos mostrar mais detalhes interessantíssimos, por exemplo, Sansão despedaçou o leão como sendo um cabrito. Cristo era o Leão da Tribo de Judá, só que na ocasião que ele morreu, ela estava sendo um cordeiro que estava sendo oferecido em prol dos pecados da humanidade. Algumas versões variam de cabrito para cordeiro, mas o mais atencioso do texto é justamente isto Sansão matou o leão como se fosse um cabrito, em outras palavras respeitando a tipificação, Israel matou o Leão da tribo de Judá como se fosse um cordeiro!

8  E, depois de alguns dias, voltou ele para a tomar; e, apartando-se do caminho a ver o corpo do leão morto, eis que, no corpo do leão, havia um enxame de abelhas com mel.
Ø  Irão entrar outro elemento agora, as abelhas. As abelhas representam as nações gentílicas, que encontram mel na boca do leão, ou seja, os gentios encontram a doçura da palavra de Deus (Mel).
              

      Existe muito mais coisas aqui, porém, vou ficar até aqui para não a comida completa, quem sabe isto abra um apetite espiritual em você para desfrutar do mel que está presente na boca do leão, hein? Leia a Palavra de Deus!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Perfil

Eu sou Deivson, tenho 21 anos. Sou evangélico, membro da Assembléia de Deus, filial em Carpina. Amo o Senhor e através deste blog quero levar a palavra do Senhor por todos os lugares do mundo.

Total de visualizações de página

Popular Posts

Wikipédia

Resultados da pesquisa

Deivson Lima. Tecnologia do Blogger.