Ao
analisar as dez pragas, vemos o próprio Deus aniquilando todos aqueles deuses em
que os egípcios pensavam existir, por isso queremos trazer aqui um breve
comentário acerca das dez pragas que Deus enviou aos egípcios!
- Rio Nilo: o Nilo era o rio sagrado dos egípcios. Para termos uma idéia da proporção, disse o historiador Heródoto: “O Egito é um presente do Nilo”. Mas esse rio era mera criação de Deus, e não um deus em si mesmo. Segundo a crença dos egípcios, Ísis e Osíres, deuses do Egito, abençoavam as colheitas de cereais às margens do Nilo. Coitados pois foram desmoralizados.
- Rãs: Na chamada mitologia egípcia, Heqt era a deusa sagrada que evitava a devastação das plantações por pragas. Diziam que o semblante deste deus seria grotesco, feio, teria a cara de um sapo. Mas o Deus verdadeiro zomba do Egito, e agora o deus que os “protegia” das pragas, agora se torna, ele mesmo, uma praga a incomodar os egípcios.
- Piolhos: Nesta praga; Deus desmoralizou dois deuses: Seb e Tot. Seb era o deus da “terra”, e segundo os egípcios e sua tradição eles acreditavam que este deus trazia fertilidade ao solo do Egito. Tot o senhor da magia, foi também humilhado.
- Moscas: Escar, o deus das moscas, acreditavam assim porque este deus livravam eles das moscas que por sinal traziam muitas doenças à o Egito. Coitadinhos, pois o seu deus não os pode livrar!
- Peste do Gado: Hator, deusa-vaca e Ápis, deus-touro, foram desmoralizados.
- Úlceras: Aqui o Deus verdadeiro, começa a atingir os corpos dos egípcios, Deus fere os egípcios com, segundo escritos, tumores que realmente era algo sobrenatural. A deusa-da-medicina, Ísis, nada pode fazer.
- Saraiva e Trovões: 2 deuses são humilhados aqui, a saber: Ptah e Reshpu. Saraiva era a chuva de pedras e Ptah o controlador do universo nada pode fazer. Reshpu, controlador das chuvas, relâmpagos e trovões, também foi humilhado.
- Gafanhotos: Nada seria pior para os egípcios do que ver suas plantações destruídas, os povos vizinhos estavam sofrendo com a praga dos gafanhotos, mas eles não, porque, segundo eles, o deus Min que era o deus da fertilidade e proteção das colheitas, mas agora o Deus dos hebreus envia esta praga aos egípcios e Min nada pode fazer!
- Trevas: Rá, o destacado deus-sol e Hórus um deus solar foram incapazes diante o Deus dos crentes!
- Primogênitos: Agora Deus atinge o Faraó o próprio deus do Egito, matando seu filho que era o sucessor do trono. Mas, o juízo de Deus foi para com todos os primogênitos do Egito. Amon-Rá, representado como carneiro e o próprio filho foram incapazes de impedir as pragas que Deus enviou para o Egito.
O Nosso Deus é Grande demais, e não há outro deus igual ou semelhante a Ele.
Autor: Deivson Lima
Autor: Deivson Lima
0 comentários:
Postar um comentário